sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Mensagem Semanal

Natal! Qual é o presente!
A figura simpática do “bom velhinho”, mais conhecido por Papai Noel, estará novamente diante dos nossos olhos nos dias de dezembro. Promovida por um marketing poderosíssimo, continua sendo um artifício de peso nas mãos do comércio ávido por grandes lucros nas suas vendas.
Dezembro, todavia, também oferece oportunidade para a igreja cristã colocar diante dos olhos das pessoas uma outra figura. Ao contrário do Papai Noel, não existe só no imaginário das crianças. Mas a igreja cristã parece se acomodar timidamente na sua incapacidade de competir com o marketing do Noel. Por isso, ela geralmente se recolhe e, quando muito, promove a outra figura apenas dentro de suas paredes, numa espécie de comemoração do verdadeiro Natal só para consumo interno.
E então... Jesus perde para o Papai Noel? Qual os benefícios trazidos por Jesus? São inferiores aos presentes ditos vir por meio do “bom velhinho”? A igreja cristã começa a sair de sua tímida acomodação quando ela de novo presta atenção às palavras do anjo a José, tranqüilizando aquele homem piedoso a respeito da inesperada gravidez de Maria. Ao filho gerado pelo Espírito Santo, José deveria pôr o nome de Jesus, “porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21).
O presente trazido por Jesus e o presente, quando vem, trazido pelo Papai Noel... Qual deles vale mais para nós, para nossos filhos e nossos amigos? Jesus salvará o seu povo dos pecados deles; é pouca coisa? Sim, qual o valor desse presente para você? Veja bem o seguinte: ele chega a você para salvar você dos seus pecados! Não, amigo, não é pouca coisa, pois o pecado também não é pouca coisa. Se você teme sofrer por causa de uma doença terrível, tipo câncer, tema muito mais sofrer por causa do pecado. Por causa dele, você está condenado a viver e morrer debaixo da ira de Deus. Sua vida acabará no inferno, num sofrimento eterno indescritível e inimaginável.
A chegada do Natal coloca diante dos seus olhos a pessoa de Jesus. Isso acontece para que o coração acolha com fé aquele que está diante dos olhos. É presente de Deus para você. Deus quer vê-lo debaixo do seu amor, do seu perdão, da sua misericórdia, para que sua vida acabe no céu, numa felicidade eterna indescritível e inimaginável.
Jesus ganha de goleada do Papai Noel. É vitória para se comemorar com muito barulho. A igreja cristã precisa fazer barulho por causa do presente de Natal que Deus dá para a humanidade na pessoa de Jesus Cristo. Comece fazendo barulho dentro de sua família para que seus filhos cresçam sabendo que há um presente de Natal muito mais valioso do que qualquer outro. O encanto dos presentes de Natal acaba em pouco tempo; o encanto do PRESENTE de Natal permanece para sempre, pois Jesus, por causa da misericórdia de Deus por nós, nos salvará dos nossos pecados. Não compreendo a razão de tanto amor por mim, contudo estou encantado diante do presente que recebo do meu Senhor. Obrigado, Senhor!
Alegre-se com o presente de Deus no próximo Natal e agradeça por ele ao Senhor. Não pare por aí, todavia. Alegre também outros corações por meio do seu testemunho. Não é tão difícil fazer isso, basta perguntar para alguém: você sabe o que significa o nome Jesus? Pois quer dizer “ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Pronto... Está aberta a porta para você colocar o presente de Deus diante de uma pessoa.
Paulo Moisés Nerbas, Pastor, presidente da IELB
Um abraço, Pastor André Klein.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Mensagem Semanal

A VAQUINHA E A FAMÍLHA
Em uma viagem de férias para a casa de seus parentes, um homem teve a infelicidade de quebrar seu carro em um lugar quase deserto, saiu então a procura de ajuda levado consigo seu filho mais velho, o único da sua família que topara fazer aquela aventura.
Já estava anoitecendo, quando encontraram na beira da estrada numa casinha pobre, caindo aos pedaços. Nela moravam um casal e seus três filhos, malvestidos, sujos e magrinhos. Eles sobreviviam à custa de uma vaquinha que produzia alguns litros de leite por dia. Uma parte do leite era aproveitada pela família e a outra era vendida e o dinheiro servia para comprar uma pequena quantidade de alimentos e roupas.
Não tendo outra saída acabou pousando naquela casa. Pela manhã, o homem agradeceu a acolhida e retomou até o seu carro levando emprestadas algumas ferramentas para o concerto do carro. Logo adiante avistou a vaquinha e pediu que seu Filho que a empurrasse no precipício a fim de matá-la.
O filho não era de questionar ordens, mas a cena o perturbou. Sem a vaca havia terminado as possibilidades de subsistência daquela família. Mas o pai mandou e ele o fez...
Transcorreram-se três anos e o pai e filho passaram pela mesma região. Resolveu visitar a casinha e... Que surpresa. Em lugar da cabana existia uma bela residência. Ao redor dela pastavam animais, trigais ondulavam ao vento e árvores exibiam frutas maduras. Logo apareceram o pai, a mãe e os três filhos, saudáveis e bem vestidos.
O homem então perguntou a razão da mudança de vida. O pai explicou: "Nós tínhamos uma vaquinha, mas ela caiu no abismo e morreu. Não tínhamos alternativas. Sem a vaquinha nos obrigamos a fazer outras coisas: plantar árvores, criar animais, fazer coisas que nunca tínhamos feito antes... E assim progredimos".
Na nossa vida muitas vezes nós também nos acomodamos. Temos uma vaquinha que nos sustenta e isto basta. Mas Deus quer mais para cada um de nós. Quer coragem, entusiasmo, dedicação, desafio próprio, e principalmente fé, confiança em nosso Deus. Uma vez desafiados, criamos coisas surpreendentes. Lemos em Isaías 41.10 “Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei, não temas, porque Eu sou contigo, não te assombres, porque Eu sou o teu Deus, Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel”. E Jesus ensinava seus discípulos, dizendo: "Não tenham medo! Coragem! Eu venci o mundo".
Um abraço, Pastor André Klein.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mensagem Semanal

O Convite para o Reino dos Céus
A gente precisa de igreja para batizar, confirmar, casar e sepultar. Só para isso. Depois a Igreja pode ser esquecida sem nenhum problema. Sim, há quem pense assim. Mas que terrível engano! As conseqüências são e serão trágicas.
Diz um ditado gauchesco: “O cavalo passou encilhado e ele não montou”. Aplica se o ditado para quem não aproveita uma oportunidade para ganhar algo de bastante valor. O que Deus oferece pode passar diante das pessoas varias vezes, pois Ele, por causa do seu amor, tem muita paciência com os seres humanos.
Entre outras coisas, o Senhor nos oferece aquilo que de mais precioso existe: O Reino dos Céus, a Salvação eterna. Jesus trouxe o convite para o Reino dos Céus. Certas parábolas contadas por Jesus iniciam com as palavras: “O Reino dos Céus é semelhante a...”. Naquele tempo, e hoje também, muitos eram aqueles que estavam só preocupados com as coisas do “Reino do Mundo”, como ganhar dinheiro, comprar, vender, comer, beber, divertir-se. Em si, nada disso é pecado. Porem, não é só isso que existe: Há também o Reino dos Céus.
O que nos espera após a morte? Caixão, cemitério, sepultura ou cremação. Isso apenas? Deus revela-nos que não é só isso. Em Hebreus 9.27 lemos: “Cada pessoa tem que morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”. Por essa razão, o Senhor diz em Amós 4.12: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” A um homem que não se preparou, Jesus disse: “Louco, esta noite te pedirão a alma; e o que tens preparado? (Lucas 12.20).
O que temos preparado para o nosso futuro eterno? Quem está preparado? Somente a pessoa que Deus deixa preparada, isto é, aquela que crê no Reino dos Céus trazido por Jesus Cristo. Jesus ensinou muitas vezes sobre o Reino dos Céus a fim de oferecê-lo as pessoas, para que elas dissessem: “Eu também quero o Reino dos Céus”. E Ele continua a oferecê-lo repetidamente. Em verdade, “o cavalo está passando encilhado” diante de nós.
E o que a igreja tem a ver com isso? Ora, é por meio da Igreja que Deus convida para o Reino dos Céus, porque a igreja anuncia a Jesus e sem ele ninguém entrará no Céu. O próprio Senhor Jesus declara esta verdade em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida ; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. Onde a palavra de Deus é anunciada e ensinada o convite é feito sempre de novo. Por isso, a Igreja não é apenas uma agência prestadora de serviços. Pelo contrário, ela esta no mundo para que pessoas de todas as idades conheçam aquilo que Deus lhes quer dar, creiam no que ouvem e se tornem filhos e filhas de Deus por meio da fé em Jesus. Olhar para a igreja como necessária somente para batizar, confirmar, casar e sepultar, sendo dispensável nos demais momentos da vida, significa “não montar no cavalo que passa encilhado”. Como “ele” foi preparado por Deus para nos conduzir à salvação, desprezá-lo aqui e agora significa assinar a própria sentença de condenação eterna.
Nosso Deus nos convida para o Reino dos Céus. Ele nos ama, por isso o faz. O Espírito Santo leva-nos à Igreja para recebermos de Jesus, na sua palavra, aquilo que nos deixa preparados para participarmos da maior e mais emocionante de todas as festas: a festa no céu, a vida eterna, porque o Reino dos Céus é para cada um de nós.
Obrigado, Senhor, porque trouxeste o convite para mim e também para os leitores desta mensagem.
Autor: Paulo Moisés Nerbas, pastor presidente de IELB.
Um abraço, Pastor André Klein.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Mensagem Semanal

A Importância do Perdão
O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa. Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito isso comigo. Desejo tudo de ruim para ele.
Seu pai, um homem simples, mas cheio de sabedoria, escuta, calmamente, o filho que continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente, sem poder ir para a escola.
O pai escuta tudo, calado, enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Leva o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanha, calado. Zeca vê o saco ser aberto e, antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca, e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino, e poucos pedaços atingiam o alvo. Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai, que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e pergunta:
- Filho, como está se sentindo agora?
- Estou cansado, mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.
O pai olha para o menino que fica sem entender a razão daquela brincadeira e, carinhoso, lhe fala:
- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.
O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.
O pai, então, lhe diz ternamente:
- Filho, você viu que a camisa quase não sujou; mas olhe só para você. O mal que desejamos aos outros é como o que lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem, ficam sempre em nós mesmos.
“O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas” (Pv 10.12)
Um abraço, Pastor André Klein.