sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Mensagem Semanal

O Convite para o Reino dos Céus
A gente precisa de igreja para batizar, confirmar, casar e sepultar. Só para isso. Depois a Igreja pode ser esquecida sem nenhum problema. Sim, há quem pense assim. Mas que terrível engano! As conseqüências são e serão trágicas.
Diz um ditado gauchesco: “O cavalo passou encilhado e ele não montou”. Aplica se o ditado para quem não aproveita uma oportunidade para ganhar algo de bastante valor. O que Deus oferece pode passar diante das pessoas varias vezes, pois Ele, por causa do seu amor, tem muita paciência com os seres humanos.
Entre outras coisas, o Senhor nos oferece aquilo que de mais precioso existe: O Reino dos Céus, a Salvação eterna. Jesus trouxe o convite para o Reino dos Céus. Certas parábolas contadas por Jesus iniciam com as palavras: “O Reino dos Céus é semelhante a...”. Naquele tempo, e hoje também, muitos eram aqueles que estavam só preocupados com as coisas do “Reino do Mundo”, como ganhar dinheiro, comprar, vender, comer, beber, divertir-se. Em si, nada disso é pecado. Porem, não é só isso que existe: Há também o Reino dos Céus.
O que nos espera após a morte? Caixão, cemitério, sepultura ou cremação. Isso apenas? Deus revela-nos que não é só isso. Em Hebreus 9.27 lemos: “Cada pessoa tem que morrer uma vez só e depois ser julgada por Deus”. Por essa razão, o Senhor diz em Amós 4.12: “Prepara-te, ó Israel, para te encontrares com o teu Deus.” A um homem que não se preparou, Jesus disse: “Louco, esta noite te pedirão a alma; e o que tens preparado? (Lucas 12.20).
O que temos preparado para o nosso futuro eterno? Quem está preparado? Somente a pessoa que Deus deixa preparada, isto é, aquela que crê no Reino dos Céus trazido por Jesus Cristo. Jesus ensinou muitas vezes sobre o Reino dos Céus a fim de oferecê-lo as pessoas, para que elas dissessem: “Eu também quero o Reino dos Céus”. E Ele continua a oferecê-lo repetidamente. Em verdade, “o cavalo está passando encilhado” diante de nós.
E o que a igreja tem a ver com isso? Ora, é por meio da Igreja que Deus convida para o Reino dos Céus, porque a igreja anuncia a Jesus e sem ele ninguém entrará no Céu. O próprio Senhor Jesus declara esta verdade em João 14.6: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida ; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”. Onde a palavra de Deus é anunciada e ensinada o convite é feito sempre de novo. Por isso, a Igreja não é apenas uma agência prestadora de serviços. Pelo contrário, ela esta no mundo para que pessoas de todas as idades conheçam aquilo que Deus lhes quer dar, creiam no que ouvem e se tornem filhos e filhas de Deus por meio da fé em Jesus. Olhar para a igreja como necessária somente para batizar, confirmar, casar e sepultar, sendo dispensável nos demais momentos da vida, significa “não montar no cavalo que passa encilhado”. Como “ele” foi preparado por Deus para nos conduzir à salvação, desprezá-lo aqui e agora significa assinar a própria sentença de condenação eterna.
Nosso Deus nos convida para o Reino dos Céus. Ele nos ama, por isso o faz. O Espírito Santo leva-nos à Igreja para recebermos de Jesus, na sua palavra, aquilo que nos deixa preparados para participarmos da maior e mais emocionante de todas as festas: a festa no céu, a vida eterna, porque o Reino dos Céus é para cada um de nós.
Obrigado, Senhor, porque trouxeste o convite para mim e também para os leitores desta mensagem.
Autor: Paulo Moisés Nerbas, pastor presidente de IELB.
Um abraço, Pastor André Klein.

Nenhum comentário: