sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Mensagem Semanal

Pai, eu pequei!
O evangelho de Lucas, no capítulo 15, nos relata uma das mais belas e emocionantes histórias da Bíblia: a do filho perdido! Fala de um pai que tinha dois filhos. O mais jovem, não satisfeito com a vida que levava, pediu a sua parte na herança e saiu pelo mundo para aproveitar a vida. “Pintou e bordou” até gastar toda a herança.
Quando caiu em si não tinha mais nada. Não tinha dinheiro. Os amigos dos bons tempos o abandonaram. Não tinha nem comida. Teve que procurar trabalho. A única coisa que achou para fazer foi cuidar de porcos numa fazenda. Isso era um serviço simples. Mas ele teve que se sujeitar para não passar fome. Aliás a comida que recebia era a mesma comida dada aos porcos. A que situação ele havia chegado! Quanta desgraça!
É nesse instante que ele lembra do seu pai, da fazenda, da boa vida que levava. Mas o que fazer? Voltar, agora, não seria a melhor solução. Será que o pai o receberia de volta apesar de tudo o que havia feito? Conforme o Evangelho de Lucas, capítulo 15, versículos 18 e 19 (NTLH), com profundo arrependimento ele resolveu voltar e dizer: “Pai, pequei contra Deus e contra o senhor e não mereço mais ser chamado de seu filho. Me aceite como um dos seus trabalhadores.” Ele queria apenas ser tratado como empregado. Não mais como filho. Afinal de contas, não merecia mais essa honra depois de tudo que havia feito.
Mas qual não é a sua surpresa quando ele volta e já de longe o pai o recebe de braços abertos, feliz da vida. Manda preparar uma grande festa porque o filho, que para ele já estava morto, agora estava de volta.
Essa história continua se repetindo. Existem muitas pessoas que vivem a sua vida como bem entendem. Fazem o que bem entendem. Não levam em conta a santa vontade de Deus. Acham que servir a Deus e viver de forma cristã é algo ultrapassado ou coisa para a terceira idade. Mas, de certa forma, todos se preocupam com o acerto de contas que deveremos fazer com Deus ao final da vida. Nessas horas o medo bate. O que fazer? Como resolver a situação?
Foi essa a sensação do filho perdido. No momento de desespero ele perguntou: “e agora! O que fazer?” Com humildade ele reconheceu os seus erros, voltou para a casa do pai e disse: “Pai, eu pequei!” E o Pai o perdoou!
Se a nossa consciência nos acusa diante de Deus e se ficamos com medo dele, não adianta fugir, não adianta pensar que não pecamos, não adianta apontar para as nossas boas obras. Devemos ser humildes e dizer: “Pai, eu pequei!” Deus estará pronto para nos receber de braços abertos e nos perdoar. Isso ele faz porque Jesus sofreu e morreu em nosso lugar.
Creia nisto, busque a Deus, pois o próprio Deus nos diz:
“Se você disser com a sua boca: ‘Jesus é meu Senhor’ e no seu coração crer que Deus ressuscitou Jesus, você será salvo” (Rm 10.9)
Pastor: André Klein

Nenhum comentário: