sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

OUTUBRO, MÊS DA REFORMA LUTERANA.
No mês de outubro temos muitas datas a comemorar: Dia das Crianças, do Professor, do Livro, do Médico, e muitas outras. Para os luteranos, porém, o mês de outubro tem mais uma comemoração. É o mês da Reforma da Igreja Cristã.
No dia 31 de outubro de 1517, o reformador Martinho Lutero colocou na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses, com as quais desencadeou o movimento da reforma da Igreja. Este ato de Lutero trouxe uma nova perspectiva para a fé cristã, pois colocou o Evangelho de Jesus Cristo novamente no centro da vida da Igreja.
Tendo como base os textos, de Romanos 1.17 "O justo viverá por fé", e de Efésios 2. 8-9 “Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto, ninguém pode se orgulhar de te-la”, Lutero compreendeu que Cristo morreu na cruz para perdoar os nossos pecados, e isto só pode ser compreendido e conseguido através da fé.
A justificação pela fé tornou-se o fundamento da Igreja Luterana. Com ela compreendemos que a nossa salvação se dá unicamente por "graça e fé". Ela não depende de obras ou méritos nossos, mas do amor de Deus por nós. Um amor que foi às últimas conseqüências ao entregar Jesus à morte na cruz para nos salvar, e que se consolida na vitória conquistada através da sua ressurreição.
A justificação pela fé não nos isenta, no entanto, de amar ao nosso próximo. Muito pelo contrário, nos compromete ainda mais. O amor ao próximo é fortalecido no amor de Deus por nós. Foi justamente isto o que Jesus demonstrou quando foi ao encontro dos pecadores, doentes, marginalizados pela sociedade. É amando a Deus que conseguimos superar barreiras que nos separam. Barreiras da intolerância, da incompreensão, da falta de amor e de perdão.
É amando a Deus que conseguimos levar ao nosso próximo à mensagem do Evangelho, a nova vida que Jesus nos oferece, sendo assim "embaixadores de Cristo", conforme Efésios 6.20.
Você quer ser um cristão de verdade? Então creia que a fé em Jesus Cristo basta e é a certeza da sua salvação, e busque nessa fé a motivação para ajudar aos outros, em amor.
Um abraço, Pastor André Klein.

Nenhum comentário: