sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

Somente a Escritura.
Outubro é o mês da Reforma Luterana. O ensinamento básico que a Reforma nos deixou esta na seguinte frase: Somente pela graça, somente pela fé, somente a escritura. Por isso nestas três semanas que antecedem a Reforma estamos meditando sobre estes três assuntos.
Somente a Escritura!!! Em dias atuais, quando pronunciamos a palavra Escritura, lembramos da escritura de um terreno ou de um contrato. Estes documentos têm como finalidade firmar um compromisso através da palavra escrita, que não pode mudar ou voltar atrás.
Através da Sagrada Escritura, Deus também firma “uma espécie de contrato” com toda a humanidade. Ela é a palavra do próprio Deus em que o próprio Deus nos diz quem Ele é e quem somos nós. Nela ainda nos diz tudo quanto Ele fez, faz e oferece a nós, e tudo quanto deseja que nós façamos aqui neste mundo.
Esta palavra nos foi revelada por Deus desde os primórdios da humanidade, e registrada através de homens escolhidos pelo próprio Deus. Por isso reconhecemos a Bíblia Sagrada como única e suficiente norma de fé e de conduta cristã. O Apostolo Paulo fala da Bíblia Sagrada como sendo “as Sagradas letras, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Jesus Cristo” (2Tm3.15).
Na época de Lutero se ensinava que a tradição da igreja e a autoridade do Papa era tão ou mais importante que a Bíblia. Por isso Lutero dá ênfase a Sagrada Escritura, ensinando que somente Ela pode levar ao caminho da salvação, por meio de Jesus Cristo. Coerente com o seu ensino Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, a fim de que todo o povo pudesse ter acesso e ler a Sagrada Escritura. (As Bíblias em Latim custavam 360 florins, a moeda da época, e o Novo Testamento que Lutero traduziu, era vendido a 1 florim e meio.) Lutero enfatizou a verdade da Igreja Cristã de que a “palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4:12), e que ela “não foi dada por vontade humana, mas que homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1:21).
Ainda hoje Deus quer falar com todos os homens e lhes dar a “sabedoria que leva a salvação”, ou seja, que os leva a fé em Cristo Jesus. Por isso ainda hoje a Bíblia Sagrada é o livro mais vendido e mais lido de todo o mundo. O próprio Jesus Cristo enfatiza na leitura da Sagrada Escritura: “Se vós permanecerdes na minha palavra sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31).
Leia a Bíblia Sagrada e descubra as maravilhas que Deus preparou para você.
Um abraço, pastor André Klein.

Nenhum comentário: