sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

Somente Pela Fé.
Outubro é o mês da Reforma Luterana. O ensinamento básico que a Reforma nos deixou esta na seguinte frase: Somente pela graça, somente pela fé, somente a escritura. Por isso nestas três semanas que antecedem a Reforma estamos meditando sobre estes três assuntos.
Somente Pela Fé!!! Seguidamente encontramos pessoas fazendo alguma boa ação e dizendo que estão “guardando o seu lugar no céu”, como se Deus estabelecesse regras de um jogo em que quanto mais ações a pessoa fizer, maiores as chances de se conseguir um lugar melhor junto a Deus.
Nossa vida não é um jogo e nem somos peças de um tabuleiro, mas Deus nos deu a vida para usufruirmos tudo o que ele nos dá, em plena liberdade. Isto naturalmente nos leva a viver com mais tranqüilidade, com um coração bondoso, sendo solidários com os outros, fazendo o bem mesmo sem nos darmos conta disso.
Para agirmos assim, Deus nos dá a fé. Uma palavra tão pequena, mas com um significado enorme porque, além de nos dar tranqüilidade aqui, nos aponta para a outra vida que começa quando morrermos. E é exatamente porque temos fé em Deus que podemos sonhar com a eternidade.
Esta fé o Deus Espírito Santo nos concede por sua bondade e misericórdia. Nós não merecemos. Diz o texto bíblico de Gálatas 2. 16 “Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda”.
Se observarmos dentro de nós, vamos encontrar muitas coisas erradas e, mesmo que queiramos nos esconder, a nossa consciência nos mostra o erro e a necessidade de buscarmos o perdão de Deus.
Sim, somente Deus pode nos perdoar e purificar de todos os pecados. E para receber este perdão não precisamos fazer nada além de nos arrepender sinceramente, porque Jesus já fez tudo por nós na cruz, e ao terminar sua obra pela humanidade Ele disse: “Está consumado” (Jo 19.30). Esta obra de Deus em nós nos dá a oportunidade para vivermos na expectativa da vida eterna.
“O amanhã pertence a Deus.” Mas se há fé e perdão hoje, então sem dúvida alguma podemos viver uma vida com Deus, alegres, agradecidos por tudo o que ele tem feito por nós. Com o perdão de Cristo, Deus nos declara inocentes. Isto é uma grande bênção. Que ele nos conserve assim até o fim.
“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim, Como dizem as Escrituras Sagradas: O justo viverá pela fé” (Rm 1.17)
Um abraço, Pastor André Klein.

Nenhum comentário: