quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Mensagem Semanal

A coragem vem de Deus

“Seja feita a tua vontade assim na terra como no céu”. Assim Jesus nos ensinou a orar na oração do Pai-Nosso. Esse modelo de oração também serve para nós, especialmente naqueles momentos em que queremos que a vontade de Deus seja igual à nossa vontade de ter “isso ou aquilo”.
O apóstolo João, acostumado a sofrimentos e perseguições, teve que mostrar sua coragem em muitos momentos, especialmente ao dar testemunho do seu Salvador. De onde ele tirava forças para enfrentar momentos difíceis? Qual era a origem da sua coragem? Ele responde isso na sua Primeira Carta, no capítulo 5, versículo 14: “Quando estamos na presença de Deus, temos coragem por causa do seguinte: se pedimos alguma coisa de acordo com a sua vontade, temos a certeza de que ele nos ouve”.
Ser ouvido é uma grande necessidade do ser humano e isso é muito mais que ter alguém disponível para ouvir nossos discursos. Ouvir verdadeiramente é prestar atenção naquilo que está sendo dito, concordando ou não. Com Deus nós podemos ter a certeza de que somos ouvidos. O Criador está sempre à nossa disposição para nos ouvir.
Isso não quer dizer que Deus concorda com tudo o que pedimos. Jesus, quando nos ensinou a orar, enfatizou: “seja feita a tua vontade”. Ele mesmo, ao orar no jardim do Getsêmani, horas antes de sua morte em meio a uma profunda angústia, se colocou debaixo da vontade de Deus.
Às vezes, a nossa vontade pode nos prejudicar. Uma criança quer brincar com uma tomada, com uma faca afiada, com uma tesoura pontuda. Essa é a sua vontade. Nós, como adultos, sabemos o que é mais seguro e adequado. Essa sabedoria é o que dá a coragem que descreve João de pedirmos a Deus o que realmente necessitamos. Ele, Deus, sabe o que faz.
Ele, que mandou seu próprio Filho para morrer por nós e nos salvar, jamais nos abandona. Com fé em Jesus podemos ter a certeza da nossa vida eterna e a coragem para enfrentar todos os problemas deste mundo. Sempre com a convicção de que nós somos “abençoados com a presença de Deus”.
“Mas você, quando orar, vá ateu quarto, feche a porta e ore a teu Pai, que não pode ser visto. E o teu Pai, que vê o que você faz em segredo, lhe dará a recompensa.” (Mt 6.6)

Pastor: André Klein

Nenhum comentário: