sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Mensagem Semanal

Cercas ou pontes
Eram dois irmãos; irmãos para os bons e os maus momentos. Brincaram juntos na infância, freqüentaram a mesma escola, a mesma igreja e as mesmas festas. Namoraram e casaram com duas irmãs e se instalaram em fazendas vizinhas. Vieram os filhos e as duas famílias eram uma só família, as duas fazendas uma só fazenda. A harmonia era perfeita e as duas fazendas prosperaram. Símbolo da fartura e da bênção de Deus, um riacho unia as duas propriedades.
Um dia ocorreu uma desavença entre eles. Coisa insignificante. Mas não houve conserto e a amizade de tantos anos desapareceu, e com ela perdeu-se a alegria. Nada mais fazia sentido, senão o ódio recíproco entre os irmãos.
Passaram-se alguns anos e numa manhã, um carpinteiro bateu à porta do irmão mais velho com uma caixa de ferramentas na mão. Estava à procura de trabalho. O fazendeiro disse que tinha trabalho para muitos dias: “-Vê aquela fazenda além do riacho? É do meu vizinho. Ou melhor dizendo, do meu irmão mais novo. Brigamos e não mais posso suportá-lo. Vê aquela pilha de lenha e rolos de arame no celeiro? Quero que construa uma cerca bem alta ao longo do rio para que não mais precise vê-lo”.
Como precisava ir à cidade, o irmão mais velho deu instruções precisas ao carpinteiro sobre a direção e altura da cerca e partiu. Regressando à noitinha, lá estava o carpinteiro, em frente da casa. Havia terminado o trabalho. Vendo a obra do carpinteiro o fazendeiro encheu-se de raiva: “- Você é muito insolente! Mandei construir uma cerca e você edificou uma ponte...”
Estava ainda esbravejando contra o carpinteiro quando viu o irmão mais novo, sorridente, com os braços abertos atravessando a ponte e clamando: “-Mano, esperei tanto tempo por este dia…” E após um instante de constrangimento, os irmãos se abraçaram e as lágrimas que correram de seus olhos reduziram a pó o ressentimento de tantos anos. Depois vieram as esposas e os filhos. Emocionado, o irmão mais velho pediu ao carpinteiro, que estava partindo: “- Espere, fique conosco, fique para a festa da reconciliação”. Mas o carpinteiro esclareceu: “- Adoraria ficar, mas tenho muitas outras pontes para construir…”
Nosso mundo tem cercas demais e pontes de menos. Rupturas, desentendimentos, incompreensões… Ofensas tendem a se perpetuar entre irmãos, casais, amigos, comunidades, nações… E com o passar dos anos, a separação aumenta e novas cercas são construídas. E muitas vezes essas rupturas se tornam definitivas.
Não importa quem é o culpado, quem começou a desavença. É preciso que alguém tome a iniciativa de construir uma ponte. Quem? Seja você esta pessoa...
Oração: “Pai, perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores” (Mt 6.12)
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22.39)
(Mensagem extraída do livro “Abrindo Caminhos” e adaptada pelo Pastor André Klein)

Nenhum comentário: