sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

A Reforma Luterana.
No dia 31 de outubro comemora-se a Reforma Luterana. Nesta mesma data em 1517, o Dr. Martinho Lutero pregou às portas da Catedral da cidade de Wittenberg, na Alemanha, as 95 teses que marcam o início do movimento do qual nasceu a Igreja Luterana.
Mas não são as teses de Lutero o motivo pelo qual a Reforma é lembrada. Isto se deve porque o movimento da Reforma restabeleceu o conceito bíblico sobre as três colunas básicas do cristianismo, que são: As escrituras, a graça e a fé.
A respeito das escrituras – a Bíblia Sagrada – cremos ser ela a Palavra de Deus em que o próprio Deus nos diz quem ele é, quem somos nós, e tudo quanto ele nos oferece. Por isso reconhecemos a Bíblia como única e suficiente norma de fé e conduta cristã. O apóstolo Paulo fala da Bíblia como sendo “as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus”. (2 Tm 3.15)
A respeito da graça de Deus, conforme o claro testemunho da Bíblia, cremos que Deus oferece, através de Cristo, o perdão dos pecados e a salvação eterna, sem exigir de nós qualquer pagamento, porquanto Cristo, mediante a sua vida santa e o seu sacrifício expiatório, pagou total e integralmente o preço da redenção de nossas almas. E tendo sido desta forma satisfeita a justiça de Deus. Deus oferece de graça, tanto o perdão total dos nossos pecados, como a salvação eterna a todos os que crêem. O apóstolo Paulo diz: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus.”(Rm 3.23-24)
A respeito da fé, cremos ser ela a certeza de que tudo quanto a Bíblia diz sobre nós e sobre Deus é verdade. A fé, pois, aceita a graça de Deus, confia no perdão e espera a salvação. A fé é um dom de Deus. O apóstolo Paulo diz: “Justificados mediante a fé, tenhamos paz com Deus, por meio de nosso Senhor Jesus cristo. E gloriemo-nos na esperança da glória de Deus.” (Rm 5.1-2)
A compreensão bíblica dessas três colunas do cristianismo é um dos grandes motivos porque os luteranos comemoram a Reforma. Escrituras, graça e fé são também o fundamento sobre o qual os filhos de Deus edificam suas vidas; são os parâmetros que nos orientam em meio a tantos desvios de conduta que presenciamos diariamente em nossa sociedade. Escrituras, graça de Deus e fé em Deus, são fontes da “esperança da glória de Deus”. Amém.
Autor: Pastor Paulo Kerte Jung
Um abraço, Pastor André Klein.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

Somente a Escritura.
Outubro é o mês da Reforma Luterana. O ensinamento básico que a Reforma nos deixou esta na seguinte frase: Somente pela graça, somente pela fé, somente a escritura. Por isso nestas três semanas que antecedem a Reforma estamos meditando sobre estes três assuntos.
Somente a Escritura!!! Em dias atuais, quando pronunciamos a palavra Escritura, lembramos da escritura de um terreno ou de um contrato. Estes documentos têm como finalidade firmar um compromisso através da palavra escrita, que não pode mudar ou voltar atrás.
Através da Sagrada Escritura, Deus também firma “uma espécie de contrato” com toda a humanidade. Ela é a palavra do próprio Deus em que o próprio Deus nos diz quem Ele é e quem somos nós. Nela ainda nos diz tudo quanto Ele fez, faz e oferece a nós, e tudo quanto deseja que nós façamos aqui neste mundo.
Esta palavra nos foi revelada por Deus desde os primórdios da humanidade, e registrada através de homens escolhidos pelo próprio Deus. Por isso reconhecemos a Bíblia Sagrada como única e suficiente norma de fé e de conduta cristã. O Apostolo Paulo fala da Bíblia Sagrada como sendo “as Sagradas letras, as quais lhe podem dar a sabedoria que leva à salvação, por meio da fé em Jesus Cristo” (2Tm3.15).
Na época de Lutero se ensinava que a tradição da igreja e a autoridade do Papa era tão ou mais importante que a Bíblia. Por isso Lutero dá ênfase a Sagrada Escritura, ensinando que somente Ela pode levar ao caminho da salvação, por meio de Jesus Cristo. Coerente com o seu ensino Lutero traduziu a Bíblia para o alemão, a fim de que todo o povo pudesse ter acesso e ler a Sagrada Escritura. (As Bíblias em Latim custavam 360 florins, a moeda da época, e o Novo Testamento que Lutero traduziu, era vendido a 1 florim e meio.) Lutero enfatizou a verdade da Igreja Cristã de que a “palavra de Deus é viva e eficaz” (Hb 4:12), e que ela “não foi dada por vontade humana, mas que homens falaram da parte de Deus movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1:21).
Ainda hoje Deus quer falar com todos os homens e lhes dar a “sabedoria que leva a salvação”, ou seja, que os leva a fé em Cristo Jesus. Por isso ainda hoje a Bíblia Sagrada é o livro mais vendido e mais lido de todo o mundo. O próprio Jesus Cristo enfatiza na leitura da Sagrada Escritura: “Se vós permanecerdes na minha palavra sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (João 8:31).
Leia a Bíblia Sagrada e descubra as maravilhas que Deus preparou para você.
Um abraço, pastor André Klein.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Mensagem Semanal

Somente Pela Fé.
Outubro é o mês da Reforma Luterana. O ensinamento básico que a Reforma nos deixou esta na seguinte frase: Somente pela graça, somente pela fé, somente a escritura. Por isso nestas três semanas que antecedem a Reforma estamos meditando sobre estes três assuntos.
Somente Pela Fé!!! Seguidamente encontramos pessoas fazendo alguma boa ação e dizendo que estão “guardando o seu lugar no céu”, como se Deus estabelecesse regras de um jogo em que quanto mais ações a pessoa fizer, maiores as chances de se conseguir um lugar melhor junto a Deus.
Nossa vida não é um jogo e nem somos peças de um tabuleiro, mas Deus nos deu a vida para usufruirmos tudo o que ele nos dá, em plena liberdade. Isto naturalmente nos leva a viver com mais tranqüilidade, com um coração bondoso, sendo solidários com os outros, fazendo o bem mesmo sem nos darmos conta disso.
Para agirmos assim, Deus nos dá a fé. Uma palavra tão pequena, mas com um significado enorme porque, além de nos dar tranqüilidade aqui, nos aponta para a outra vida que começa quando morrermos. E é exatamente porque temos fé em Deus que podemos sonhar com a eternidade.
Esta fé o Deus Espírito Santo nos concede por sua bondade e misericórdia. Nós não merecemos. Diz o texto bíblico de Gálatas 2. 16 “Mas sabemos que todos são aceitos por Deus somente pela fé em Jesus Cristo e não por fazerem o que a lei manda”.
Se observarmos dentro de nós, vamos encontrar muitas coisas erradas e, mesmo que queiramos nos esconder, a nossa consciência nos mostra o erro e a necessidade de buscarmos o perdão de Deus.
Sim, somente Deus pode nos perdoar e purificar de todos os pecados. E para receber este perdão não precisamos fazer nada além de nos arrepender sinceramente, porque Jesus já fez tudo por nós na cruz, e ao terminar sua obra pela humanidade Ele disse: “Está consumado” (Jo 19.30). Esta obra de Deus em nós nos dá a oportunidade para vivermos na expectativa da vida eterna.
“O amanhã pertence a Deus.” Mas se há fé e perdão hoje, então sem dúvida alguma podemos viver uma vida com Deus, alegres, agradecidos por tudo o que ele tem feito por nós. Com o perdão de Cristo, Deus nos declara inocentes. Isto é uma grande bênção. Que ele nos conserve assim até o fim.
“Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim, Como dizem as Escrituras Sagradas: O justo viverá pela fé” (Rm 1.17)
Um abraço, Pastor André Klein.

sábado, 11 de outubro de 2008

Dia das Crianças

Festa realizada para o dia das crianças que contou com cerca de 20 crianças. Destaque para a historia bíblica e cânticos. A festa foi preparada pelos professores da Escolinha Bíblica, Pastor, e vembros voluntarios....